Mitologia Grega

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 02.05.08 14:26

Ola pessoal criei um topico espero que vc gostem e sobre a mitologia grega que eu adoro

URANO


Na mitologia grega, a figura imponente de Urano, personificação do céu, encarnava o impulso fecundante primário da natureza. Urano é o deus do firmamento na mitologia grega. Segundo a Teogonia, de Hesíodo, Urano foi gerado porGaia (a Terra), nascida do Caos original e mãe também das Montanhas e do Mar. Da posterior união de Gaia com Urano, nasceram os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros. Por odiar os filhos, Urano encerrava-os no corpo de Gaia, que lhes pediu que a vingassem. Só Cronos, um dos Titãs, lhe atendeu. Com uma harpe (cimitarra), castrou Urano quando este se uniu a Gaia. Das gotas de sangue que caíram sobre ela nasceram as Erínias, os Gigantes e as Melíades (ninfas dos freixos). Os testículos decepados flutuaram no mar e formaram uma espuma branca, de que nasceu Afrodite, a deusa do amor. Com seu ato, Cronos separara o céu da Terra e permitira que o mundo adquirisse uma forma ordenada. Na Grécia clássica não havia culto a Urano. Este fato, aliado a outros elementos da narrativa, sugere uma origem pré-grega. O uso da harpe indica fonte oriental e a história apresenta semelhança com o mito hitita de Kumarbi. Em Roma, Urano foi identificado com o deus Céu.





Titãs

A dramática lenda dos titãs constitui um expressivo exemplo da integração dos cultos pré-helênicos ao corpo da mitologia grega. Segundo Hesíodo, os titãs eram os 12 filhos dos primitivos senhores do universo, Gaia (a Terra) e Urano (o Céu). Seis eram do sexo masculino - Oceano, Ceo (pai de Leto), Crio, Hipérion, Jápeto (pai de Prometeu)e Cronos - e seis do feminino - Téia, Réia (mãe dos deuses), Têmis (a justiça), Mnemósine (a memória), Febe (a Lua) e Tétis (deusa do mar). Tinham por irmãos os três hecatonquiros, monstros de cem mãos que presidiam os terremotos, e os três Ciclopes, que forjavam os relâmpagos. Urano iniciou um conflito com os titãs ao encarcerar os hecatonquiros e os ciclopes no Tártaro. Gaia e os filhos revoltaram-se, e Cronos cortou com uma foice os órgãos genitais do pai, atirando-os ao mar. O sangue de Urano, ao cair na terra, gerou os gigantes; da espuma que se formou no mar, nasceu Afrodite. Com a destituição de Urano, os titãs libertaram os outros irmãos e aclamaram rei a Cronos, que desposou Réia e voltou a prender os hecatonquiros e os ciclopes no Tártaro. Salvo Jápeto e de Crio, que tomaram consortes fora da própria linhagem, os titãs uniram-se entre si e deram origem a divindades menores. Cronos e Réia que produziram descendência mais numerosa: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posêidon e Zeus, a primeira geração de deuses olímpicos. Avisado de que os filhos o destituiriam, Cronos engoliu todos eles exceto Zeus, salvo por um ardil da mãe. Ao tornar-se adulto, Zeus fez Cronos beber uma poção que o forçou a vomitar os filhos, e uniu-se aos irmãos, os deuses olímpicos na luta contra os titãs nas planícies da Tessália, pela posse do Monte Olimpo. Esse conflito culminou com a derrota de Cronos e dos titãs, confinados por Zeus no Tártaro. Os titãs, do mesmo modo que seus irmãos, seriam divindades primitivas, talvez de remota origem oriental, ligadas a ritos agrários. Sua vinculação aos elementos primários da natureza parece confirmada por uma lenda órfica posterior, que atribui aos titãs a origem da parte terrestre, ou material, dos seres humanos. Derrotando os Titãs, Zeus estabeleceu seu domínio como o maior do deuses. Depois, os três filhos de Cronos dividiram a herança em três partes: Zeus ficou com o amplo céu e o ar superior, Posêidon com o mar e Hades com o mundo subterrâneo.





Agora a historia do pegaso.

PÉGASO



O cavalo comum é um símbolo tradicional do desejo carnal. Os centauros, metade homens, metade cavalos, são monstros que representam a identificação do ser humano aos instintos animalescos. O cavalo alado, ao contrário, é símbolo da sublimação e da imaginação criadora. Pégaso, segundo a mitologia grega, nasceu do sangue da Medusa, após ser esta decapitada por Perseu. Atena domesticou o cavalo alado e ofereceu-o ao herói grego Belerofonte, para que combatesse a Quimera. Com ele, Belerofonte tentou aproximar-se do Olimpo, mas Zeus fez com que Pégaso corcoveasse, provocando a queda do cavaleiro, que morreu. Transformado em constelação, o cavalo passou desde então ao serviço de Zeus. Pégaso vivia no Parnaso, no Hélicon, no Pindo e na Piéria, lugares freqüentados pelas Musas, filhas de Zeus e Mnemósine, e onde o cavalo alado costumava pastar. Com um de seus coices, fez nascer a fonte de Hipocrene, que se acreditava ser a fonte de inspiração dos poetas. Na literatura clássica há numerosas alusões às fontes de inspiração. A história de Pégaso tornou-se um dos temas preferidos da literatura e das artes plásticas gregas.




P.s


A anterior que escrevi era sobre os titans


ZEUS



Como divindade suprema do Olimpo, chamado "pai dos deuses e dos homens", Zeus simbolizava a ordem racional da Civilização Helênica Zeus é o personagem mitológico que, segundo Hesíodo e outros autores, nasceu de Réia e de Cronos, o qual engolia os filhos para evitar que se cumprisse a profecia de que um deles o destronaria. Após o nascimento de Zeus, Réia ocultou a criança numa caverna, em Creta, e deu uma pedra envolta em faixas para o marido engolir. Quando chegou à idade adulta, Zeus obrigou o pai a vomitar todos os seus irmãos, ainda vivos, e o encerrou sob a terra. Transformou-se então no novo senhor supremo do cosmo, que governava da morada dos deuses, no cume do Monte Olimpo. A esposa de Zeus foi sua irmã Hera, mas ele teve numerosos amores com deusas e mulheres mortais, que lhe deram vasta descendência. Entre as imortais, contam-se Métis, que Zeus engoliu quando grávida para depois extrair Atena da própria cabeça; Leto, que gerou Apolo e Ártemis; Sêmele, mãe de Dioniso; e sua irmã Deméter, que deu à luz Perséfone. Com Hera concebeu Hefesto, Hebe e Ares. O deus assumia com freqüência formas zoomórficas - cisne, touro - ou de nuvem ou chuva, em suas uniões com mortais, que deram origem a uma estirpe ímpar de heróis, como os Dióscuros (Castor e Pólux), Héracles (Hércules) e outros que ocupam lugar central nos ciclos lendários. Os templos e estátuas em honra a Zeus dominavam todas as grandes cidades, embora seu culto fosse menos popular do que o das respectivas divindades locais. Era representado comumente como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, e com essa imagem foi adotado pelos Romanos, que o identificaram com Júpiter.


HADES Hades





As escassas referências a Hades nas lendas gregas, em comparação com os outros grandes deuses, revelam o temor que essa divindade infundia ao povo. Hades era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e de Poseidon. Destronado Cronos, coube a Hades o mundo subterrâneo, na partilha que os três irmãos fizeram entre si. Reinava, em companhia de sua esposa Perséfone, sobre as forças infernais e sobre os mortos, no que freqüentemente se denominava "a morada de Hades" ou apenas Hades. Embora supervisionasse o julgamento e a punição dos condenados após a morte, Hades não era um dos juízes nem torturava pessoalmente os culpados, tarefa que cabia às Erínias. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos, como Clímeno (o Ilustre) ou Eubuleu (o que dá bons conselhos). Seu nome significa, em grego, "o invisível", e era geralmente representado com o capacete que lhe dava essa faculdade. O nome Plutão ("o rico" ou "o distribuidor de riqueza"), que se tornou corrente na religião romana, era também empregado pelos gregos.


Última edição por Orfeo_Lira em 05.05.08 7:59, editado 2 vez(es)

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Edyangel em 02.05.08 14:30

Cara legal sua ideia mais não to conseguindo visualizar nda desses links... eles levam a pagina inicial do Ig...... da uma arrumada ai pq ta zuado.....

Edyangel

Masculino Gémeos
Idade : 34
Localização : São Paulo - Sp - Zona Sul
Ocupação : Pai de Familia Dedicado e Colecionador de Cloth's.

Data de inscrição : 24/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Shiaoran em 02.05.08 15:09

Cara, acho que qualquer um que queira saber disso está a alguns cliques da Wikipédia. Prefiro confiar no conteúdo dela ao conteúdo de um site qualquer.

Arruma a formatação do seu post, ela zoou a formatação do fórum.

Shiaoran
Guerreiro da Esperança
Guerreiro da Esperança

Masculino Escorpião
Idade : 28
Localização : SP
Data de inscrição : 20/02/2008

http://www.clothmythbrasil.com/t6508-os-mitos-dos-panos-do-shiaoran

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por zephyrous em 02.05.08 16:59

Legal cara....diferente da mitologia nórdica... se não me engano, a grega, você acha em qualquer livro didático de 5ª série falando sobre a grécia de um modo geral, que seria até interessante saber também...né?,rs

zephyrous

Masculino Peixes
Idade : 33
Localização : Betim, MG
Ocupação : Cachorro do governo...

Data de inscrição : 23/12/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Wo Aiolia em 03.05.08 9:18

Daora, Orfeo_Lira! Very Happy Embora eu já soubesse de tudo isso, sua pesquisa ficou legal. E não se esqueça que tem te ensinou várias coisas sobre Mitologia Grega fui eu! Razz

Falou

Wo Aiolia

Masculino Leão
Idade : 23
Localização : Guarulhos - SP
Ocupação : Estudante / Ser fã de Saint Seiya

Data de inscrição : 24/12/2007

http://www.orkut.com.br/FullProfile.aspx?uid=1261132630448176567

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 03.05.08 13:10

Foi vc mesmo que me encinoou tudo sobre mitologia Wo valeu vc eo meu melhor amigo.E zephyrous eu vi tambem no livro de Historia e tem algumas coisas legais.


Falou.


P.S

Quando voltar e que vou sair vou escrever sobre outro Deus

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Edyangel em 03.05.08 13:31

Legal Orfeo pra sua idade vc já ta se tornando um bom pesquisador. concordo com os demais que a maioria já sabe de cór e salteado toda a historia da mitologia devido a euforia dos cavaleiros nos anos 90 ....... mais é legal ter esses lembretes aqui pois a mulekada da sua faixa etaria aqui do forum pode aprender bastante coisa.... mesmo que não seja da cultura e mitos do nosso País né...... mais ta valendo.... continue fazendo esse bom trabalho menino... Abraços.

Edyangel

Masculino Gémeos
Idade : 34
Localização : São Paulo - Sp - Zona Sul
Ocupação : Pai de Familia Dedicado e Colecionador de Cloth's.

Data de inscrição : 24/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Matheus Silva em 04.05.08 14:01

É interessante para quem não conhece, mais creio que muitos aqui saibam um pouco sobre!!! Mais para da um ajuda, a mitologia grega é semelhante a romana, so mudando o nome das dinvidades!!!!!

Matheus Silva

Masculino Peixes
Idade : 33
Localização : Parnamirim/RN
Ocupação : Professor

Data de inscrição : 15/04/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por pc_abreu em 07.06.08 22:44

Eh carinha, eu posso dizer q entendo tudo q tem sobre mitologia grega ^^ ja cheguei a fazer uma arvorê genealógica de todos os deuses gregos importantes, ficou gigante ^^
Mas ta valendo, boa utilidade este tópico^^

pc_abreu

Masculino Sagitário
Idade : 26
Localização : Florianópolis - SC
Ocupação : Designer Grafico, Desenhista

Data de inscrição : 19/03/2008

http://pcabreu.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 10.06.08 21:05

Obrigado pc_abreu e sempre bom receber elogios Razz

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hellequin em 14.06.08 9:45

Se alguem tiver realmente interesse nesse lance de mitologia em geral seria interessante ler um livro que se chama a Livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch!!! O livro da uma enfase especial à mitologia Greca (e Romana), mas tem belíssimas passagens sobre a mitologia Nórdica e Hindu, Budistae até muitos contos galeses (beowulf, Tristão e Isolda).

Fica aí uma dica pra quem gosta de ler!!! E como bem sabemos, muito do que encontramos na net está muito defasado!!! Valeu

Ah e esse livro hoje você encontra em qualquer banca por menos de R$ 20,00 (R$ 10,50 se não me engano), já que ele recebeu a pouco tempo uma versão de bolso da editora Martin Claret!!! Ou voc~e podem procurar por uma versão mais completa(diga-se ilustrações) de outras editoras, mas com o preço um pouco mais alto (mas compensa pelas belas imagens, isso eu garanto)!! Very Happy


Última edição por Hellequin em 14.06.08 9:49, editado 1 vez(es) (Razão : informações adicionais)

Hellequin

Masculino Libra
Idade : 32
Localização : Castilho - SP
Ocupação : Cidinha, Rock e História!!

Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 21.06.08 14:55

MEDUSA


Medusa tinha poderes tão extraordinários que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para sua cabeça. Uma mecha de seu cabelo afugentava qualquer exército invasor e seu sangue tinha o dom de matar e ressuscitar pessoas. Personagem da mitologia grega, Medusa era uma das três Górgonas, filhas das divindades marinhas Fórcis e Ceto. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e Euríale, Medusa era mortal. Temidas pelos homens e pelos deuses, as três habitavam o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides. Tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze e asas de ouro.Perseu foi encarregado por Polidectes de decepar a cabeça da Medusa. Para isso, o herói muniu-se de objetos mágicos, como sandálias aladas, para pairar acima dos monstros, e o escudo de bronze, cujo reflexo permitiu neutralizar o olhar petrificante. Com a espada dada pelo deus Hermes, Perseu decapitou Medusa e recolheu sua cabeça, que foi posta no escudo de Atena como proteção contra os inimigos.

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Wo Aiolia em 21.06.08 15:27

Eu adoro essa história da Medusa, mas só sei sobre ela porque um dia pesquisei sobre a constelação de Perseu. Mesmo assim, bela pesquisa, Iguetes! Very Happy

Falou Smile

Wo Aiolia

Masculino Leão
Idade : 23
Localização : Guarulhos - SP
Ocupação : Estudante / Ser fã de Saint Seiya

Data de inscrição : 24/12/2007

http://www.orkut.com.br/FullProfile.aspx?uid=1261132630448176567

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 21.06.08 15:35

Obrigado irmão Diuh! Very Happy ,Amanhã posto outra coisa Smile

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Orfeo_Lira em 22.06.08 13:19

PERSEU


Temeroso de ver cumprida a previsão de um oráculo, segundo a qual sua filha Dânae daria à luz aquele que lhe roubaria o trono e a vida, Acrísio, rei de Argos, enclausurou-a numa torre. Zeus, sob a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se na torre e engravidou Dânae, que gerou Perseu. Herói da mitologia grega, Perseu era filho de Zeus com a mortal Dânae. Logo após seu nascimento, o avô abandonou-o ao mar numa arca, em companhia da mãe, para que morressem. A correnteza, porém, arrastou a arca até a ilha de Sérifo, reino de Polidectes, que se apaixonou por Dânae. Mais tarde, com o intuito de afastar Perseu da mãe, Polidectes encarregou Perseu de perigosa missão: trazer a cabeça da Medusa, a única Górgona mortal. Com a ajuda de Atena, Hades e Hermes, que lhe emprestaram as armas e a armadura, Perseu venceu as Górgonas e, para evitar a visão da Medusa, que petrificava quem a fitasse, decapitou-a enquanto dormia, guiando-se por sua imagem refletida no escudo de Atena. Passou então a carregar sua cabeça como um troféu, com que petrificava inimigos. Na Etiópia, Cassiopéia, esposa do rei Cefeu e mãe de Andrômeda, proclamara-se mais bela que as próprias ninfas. Posêidon, furioso, castigou-os com uma inundação e com a presença de um monstro marinho. Um oráculo informou a Cefeu que a única maneira de salvar o reino seria expor Andrômeda ao monstro, o que foi feito. Perseu, em sua viagem de volta a casa, viu a bela princesa e apaixonou-se por ela. Com a cabeça da Medusa, petrificou o monstro e libertou a jovem, com quem se casou. De volta à Grécia com a esposa, após resgatar sua mãe do castelo de Polidectes, Perseu restabeleceu o avô Acrísio no trono de Argos mas, como predissera o oráculo, terminou por matá-lo, embora acidentalmente. Ao sair de Argos, fundou Micenas, e tanto a Grécia como o Egito o honraram como herói.

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio
Idade : 19
Localização : Guarulhos,SP
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Mitologia Grega

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:29


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum