O ser por trás de Ikki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

post it O ser por trás de Ikki

Mensagem por Wo Aiolia em 31.05.08 16:15

Por detrás de Ikki vemos aparecer em três ocasiões no anime um personagem um tanto quanto estranho e peculiar chamado Misshaku Kongo (ou Agyo).

Tem por origem a Índia, o berço do budismo e em sanscrito é nomeado como Vajrapani (ou Vajradara) que significa "aquele que sustenta o raio". Vajrapani é o encarregado por todos os tantras. No Japão ganha um status plural, passando a ser conhecidos como Nioh (Reis Benévolos), como divindades budistas guardiães Kongohjin (deuses fortes), e como Kongoh Rikishi. Usualmente aparecem como guardas armados à porta de templos budistas japoneses que protegem-os dos males. E assim são chamados tradicionalmente Misshaku Kongo e Naraen Kongo.

A imagem abaixo aparece por detrás de Ikki quando este se encontra lutando contra Shaka na casa de Virgem. O monumento se posta na entrada do templo Todai-ji na cidade de Kyoto, mas precisamente em seu portão sul. Misshaku é o que aparece à esquerda com a boca aberta levando um raio em sua mão direita, estando Naraen obviamente à direita portando um sabre em sua mão esquerda. Estas estátuas dos Kongo Rikishi foram construídas no período Kamakura por volta do século XIII e foram talhadas por Unkei e Kaikei com altura aproximada de 8 metros em pura madeira.
A mesma figura aparece no capítulo em que a Fênix renasce contra o Cavaleiro do Fogo e também no Torneio Galáctico.
Mais especificamente nestes trechos poderiam ser o retrato de uma das estátuas que estão postadas em Sugimoto Dera, na cidade de Kamakura (como vemos abaixo) e que protegem o tesouro principal do templo, uma estátua da deusa da misericórdia do budismo japonês.
No mangá sua unica aparição parece retratar a estátua do templo Sanjusangendo, da cidade de Kyoto que foi confeccionada no século XII, também elaborada em madeira medindo cerca de 1,80m:
Diz-se que os Nioh haviam seguido e protegido Buda quando este viajou por toda a Índia. A figura de boca aberta (Misshaku) também se chama Agyo, que significa "nascimento". E seu companheiro de boca fechada, por oposição, recebe o nome de "Ungyo" e significa "morte" e "abrigos dos bons espíritos".

Outras descrições de ambos válidas sao que Misshaku representa a energia ardente, cerrando os dentes e levantando seu punho em ação, enquanto Naraen representa a força latenta, com a boca rija e esperando com seus braços retesados, mas abaixados.

Isto se encaixa perfeitamente com o enredo de Saint Seiya se pensarmos Ikki como Misshaku, com esta posição de ataque e com esta energia ardente e com Shun, com muita energia potencial, latente, mas que nunca esta disposto a lutar, sempre com os braços abaixados.

Em um outro mito japonês derivado desta história se dizia:

"Havia uma vez um rei que tinha duas esposas. Sua primeira esposa deu a luz mil crianças que decidiram todas se tornarem monges e seguir as leis de Buda. Sua segunda esposa teve somente dois filhos. O mais jovem se chamava Non-o e ajudou seus irmãos em seu ascetismo. O maior, Kongorikishi, tinha uma personalidade muito mais agressiva. Ele jurou proteger a Buda e a seus adoradores lutando contra o mal e a ignorância. Kongorikishi foi o primeiro dos reis divinos chamados Nioh (ou Kongo). O segundo se chamava Shukongoshin. Dentro das tradições geralmente pacifistas do Budismo as histórias dos Guardiães Nioh como Kongoriskishi justificaram o uso da força física para proteger os valores e crenças contra o mal".

Ikki assim representaria o irmão maior (Kongorikishi), muito mais agressivo sendo. Shun poderia talvez ser uma abreviação de Shukongoshin, e representaria o irmão menor, pacífico que não gosta de lutar.

Achei isso interessante e resolvi postar aqui, já que eu não sabia quem era aquele cara que aparecia sempre atrás do Ikki. Smile Dêem suas opiniõs sobre isso aí, falou! Very Happy

Wo Aiolia

Masculino Leão
Ocupação : Estudante / Ser fã de Saint Seiya

http://www.orkut.com.br/FullProfile.aspx?uid=1261132630448176567

post it Re: O ser por trás de Ikki

Mensagem por Edyangel em 31.05.08 16:21

poxa é bem interessante esse seu post pois sempre quis saber quem era o cara que aparecia atras dele... mais nunca me interessei em procurar saber... agora ta sanada essa duvida .. valeu cara rsrsrsrs!

Edyangel

Masculino Gémeos
Ocupação : Pai de Familia Dedicado e Colecionador de Cloth's.

Mensagem por Wo Aiolia em 31.05.08 16:24

De nada, edyangel! Very Happy Mas então... eu também tinha a mesma dúvida, achava estranho um cara aparecer atrás do Ikki durante seu golpe.

Mas hoje, quando já tinha até esquecido dessa minha dúvida, sem querer acabei achando!

Falou Smile

Wo Aiolia

Masculino Leão

Mensagem por RedHotista em 31.05.08 16:49

Caraca, até budismo tem em CDZ!
Quanto mais aprendo sobre o q existe no mundo saint seiya, mais eu admiro essa obra!!

Com certeza SS é algo q jamais será superado, nw existe nada igual!

Obrigado pela postagem!!

RedHotista

Masculino Touro
Ocupação : Photoshopista

Mensagem por DRAGÃO SHIRYU em 31.05.08 17:00

não fazia a minha idéia de quem era aquela figura, graças a vc aora eu sei valeu brother.

DRAGÃO SHIRYU

Masculino Câncer

Mensagem por Wo Aiolia em 31.05.08 17:07

@RedHotista escreveu:Caraca, até budismo tem em CDZ!
Quanto mais aprendo sobre o q existe no mundo saint seiya, mais eu admiro essa obra!!

Obrigado pela postagem!!
É verdade, mas o Ikki não é o único personagem ligado ao budismo! Não se esqueça do Shaka, que é a reencarnação do próprio Buda!

E com certeza, Saint Seiya jamais será superado por outro mangá ou anime, pois é o melhor animangá já lançado em toda história! Very Happy

@DRAGÃO SHIRYU escreveu:não fazia a minha idéia de quem era aquela figura, graças a vc aora eu sei valeu brother.
De nada! Smile Falou

Wo Aiolia

Masculino Leão

Mensagem por zephyrous em 31.05.08 17:37

Poxa cara, você matou uma curiosidade que eu tinha!!! valeu cara, sempre ficava me perguntando que trem era aquele atrás do Ikki,rs... valeu cara, muito massa!!!

zephyrous

Masculino Peixes
Ocupação : Cachorro do governo...

Mensagem por Matheus Silva em 31.05.08 17:46

Interessante essa história, eu já tinha ouvido que essas estátuas eram postas nas entradas de templos para espantar os maus espíritos, mais dessa forma, eu não conhecia que eram dois irmãos!!!! Valeu caro, pelas informações!!!

Matheus Silva

Masculino Peixes
Ocupação : Professor

Mensagem por L em 31.05.08 18:13

Mandou bem de mais na pesquisa! Me parece que tem estátuas semelhantes em um dos episódios do Gantz. Elas estão à frente de um templo no capítulo 7 se não me engano.

L

Masculino Peixes
Ocupação : Engenheiro & Concurseiro

Mensagem por Saori em 31.05.08 20:37

Adorei o tópico ^^
Parabéns Wo Aiolia!!

Saori

Feminino Câncer

Mensagem por Kamus 17 em 31.05.08 20:54

po wo parabens cara são informações bem legais .....assim agente tem cultura tbm no forum ^^

Kamus 17

Masculino Aquário
Localização : São Bernardo do Campo/Casa de Aquario Santuario de Athena
Ocupação : Estudante

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48114313

Mensagem por Ex_Dream em 31.05.08 21:05

Parabens Wo...bela pesquisa cara....eh sempre bom a gente saber coisas novas, ainda mais coisas novas relacionadas a saint seiya....valew^^

Ex_Dream

Masculino Leão
Ocupação : Juiz de Ivalice e shinigami nas horas vagas

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16531653003618453479

Mensagem por Têagá em 01.06.08 1:23

Caramba!
Nem me lembrava mais disso.
Mas sempre me perguntava quem era essa figura quando a via.
Muito bom!

Têagá

Masculino Aquário
Ocupação : Caçador de Leprechauns

Mensagem por Shiaoran em 01.06.08 4:53

Já tinha visto isso há alguns anos... Ainda acho meio viajado esse negócio Razz
Parece que o Kurumada ia fazer algo relacionado aos Nio mas acabou deixando de lado...

Shiaoran
Guerreiro da Esperança
Guerreiro da Esperança

Masculino Escorpião

http://www.clothmythbrasil.com/t6508-os-mitos-dos-panos-do-shiaoran

Mensagem por guidcs em 01.06.08 5:17

@RedHotista escreveu:Caraca, até budismo tem em CDZ!

Obrigado pela postagem!!
Budismo é religião do japão ¬¬
Dos animes baseados em manga cdz não chega nem perto de death note e outros animes!
Mas ai acho q ja to fugindo do tópico.
Muito legal o esclarecimento sobres as imagems por tras do ikki e muito legal tb a organização do tópico com imagens para comparação. nota 10 parabens!

guidcs

Masculino Virgem
Ocupação : Estudante

Mensagem por Hellequin em 01.06.08 8:01

Belíssimo tópico, muitíssimo interessante!!!
São informações que nos diferenciarão de outros fãs de CDZ!!! Very Happy

Valeu Wo Aiolia!!!

Hellequin

Masculino Libra
Ocupação : Cidinha, Rock e História!!

Mensagem por Wo Aiolia em 01.06.08 12:12

Valeu pelos elogios, pessoal! Very Happy Agora já sabemos quem é aquela criatura que aparece por trás do Ikki, mas a dúvida que fica é... por que ele aparecia? Question

Acho que realmente, como alguém disse nesse tópico, Kurumada ia fazer alguma coisa relacionada com a história dos irmãos e tal. Mas depois deixou isso pra lá, já que essa criatura só aparece atrás do Ikki durante a saga do Santuário.

Falou Smile

Wo Aiolia

Masculino Leão

Mensagem por Vaakoo em 01.06.08 12:31

eu acho essa imagem muito loca, passa um poco de medo, so que ao mesmo tempo ela é feia pacas...rsrs

belas informacoes mano, parabens

Vaakoo

Masculino Capricórnio
Ocupação : Colecionador de Cloths

http://www.youtube.com/user/TheXSignal

Mensagem por Wo Aiolia em 01.06.08 12:37

Haehaehaehaehaehaehaeh! Very Happy Concordo totalmente com você, Vaakoo! Apesar dessas imagens realmente passarem um pouco de medo, elas são feias demais!

Mas valeu pelo elogio, cara, é um prazer poder contribuir com as informações do fórum! Smile Falou

Wo Aiolia

Masculino Leão

Mensagem por Matheus Silva em 01.06.08 13:21

Pensando agora, pode ser que essa imagem apareça atrás do Ikki, para dizer que ele esta protegido contra os maus espíritos, e que ele a constelação protetora, ou a armadura dele será eterna e a mais forte dos de bronze!!!!!!!

Matheus Silva

Masculino Peixes
Ocupação : Professor

Mensagem por Orfeo_Lira em 02.06.08 9:31

Caramba Wo Aiolia eu sempre queria saber mas vc ja respondeu eu não sabia que vc daria tantas informações Valeu irmão Diuh!

Falou

Orfeo_Lira

Masculino Capricórnio

Mensagem por Wo Aiolia em 03.06.08 14:33

@Matheus Silva escreveu:Pensando agora, pode ser que essa imagem apareça atrás do Ikki, para dizer que ele esta protegido contra os maus espíritos, e que ele a constelação protetora, ou a armadura dele será eterna e a mais forte dos de bronze!!!!!!!
Talvez. Smile Mas ainda acho que o Kurumada pode ter pensado isso no início, mas depois da saga do Santuário deixou essa história pra lá... Wink

@Orfeo_Lira escreveu:Caramba Wo Aiolia eu sempre queria saber mas vc ja respondeu eu não sabia que vc daria tantas informações Valeu irmão Diuh!

Falou
De nada, Iguetes! Very Happy Falou

Wo Aiolia

Masculino Leão

Mensagem por Scorpion Saint em 03.06.08 17:01

Cara mto interessante, gosto mto de aprender sobre as histórias por trás da história, e Saint Seiya é sempre um grande aprendizado!!!

Scorpion Saint

Masculino Escorpião
Ocupação : Advogado

http://desconjuntado.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: