Cenários By Wagner Mourão

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

post it Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR em 06.07.11 19:34

Relembrando a primeira mensagem :

Olá,

Estou fazendo esse tópico para compartilhar com os amigos do fórum minha primeira experiência com construção de cenários. Percebi que diferente de outros hobby’s que envolvem customização e pintura, fazer um cenário para o seu CLOTH MYTH é muito simples e barato, mas o resultado só depende do seu empenho e paciência. Reunindo alguns materiais que eu já tinha em casa e comprando outros, totalizei (até agora) uma despesa de [b]R$ 18,90.

Vamos às ferramentas usadas por mim no meu primeiro cenário:

Régua
Tintas acrílicas diversas (preto, branco, marrom, verde musgo)
Caneta piloto preta
Ferro de solda
Palito para churrasco
Pincéis de diversos tamanhos
Cola para artesanato
Estilete
Pote de plástico
Cimento
Água
Isopor

IMPORTANTE!
Antes de tudo certifique-se de que você tem um local apropriado para trabalhar, coberta com jornal ou pano para poder evitar sujeira desnecessária e que você tem idade suficiente para o manejo de certas ferramentas como o ferro de solda e o estilete. Se você não tem idade para tal, peça ajuda de um adulto.

Primeiro passo é fazer um esquema ou um desenho de como vai ser o seu modelo. Se não o fizer, o tenha bem definido, pois depois de cortar e colar o material a margem para voltar atrás é bem pequena e haverá desperdício, então siga um plano bem detalhado. Eu não comprei um isopor para esse projeto, simplesmente olhei o que poderia ser feito e fiz.

Pegue o isopor e corte na medida em que deseja, no meu caso foram as extremidades desta peça.

Depois pegue um palito de churrasco e quebre um pedaço de mais ou menos 6cm das suas extremidades e espete nas partes da peça onde vão haver junções (como escadas, paredes, colunas, etc). Uma vez unidas as peças lixe bem para dar uma aparência mais áspera, para que se pareça mais com pedra. Com a régua e a caneta piloto você deve fazer as marcas do piso e as rachaduras. Cole todas as partes com junções sem retirar os palitos, pois eles funcionam como uma sustentação extra a peça. Depois de unidas o resultado é esse.

Agora você deve pegar o ferro de solda já aquecido e com a ajuda da régua marcar as frestas no piso, assim como suas rachaduras. Eu fiz aleatoriamente, pois não tinha régua no dia (absurdo), mas use a régua sempre para ter um melhor resultado.

Pinte as frestas e rachaduras com tinta preta e deixe secar.

Depois é a hora de texturizar a peça. Pegue o pote de plástico e nele coloque 20ml de água. Coloque 5 colheres de cimento dentro e comece a mexer até misturar bem. Adicione cimento e (ou) água se necessário, até que você tenha uma massa bem pastosa. Então, adicione a cola, umas 5 colheres e continue misturando até tudo ficar pastoso. Pode se adicionar mais cola se for necessário.

Pegue essa mistura e cubra a peça toda, dando atenção especial as suas frestas e imperfeições.

Nos vídeos que assisti na web os gringos não mencionaram o fato de o excesso de cimento correr pras frestas, você deve remover esse excesso até que o cimento esteja seco o suficiente para não escorrer, preservando assim o visual da peça.

Feito isso o resultado você abaixo, infelizmente a peça ainda estava molhada quando tirei as fotos. A diferença deste tutorial fica por conta de eu ter usado CIMENTICOLA e não cimento comum. Mas ele secou normalmente!!

Depois de seco, a aparência vai ficar assim. Eu deixei secar por 24 horas, pois o tempo está ruim e não tem sol, acredito que no sol a peça seque em menos tempo. Note que a peça ficou menos marrom depois de seca, isso responde a pergunta de um amigo com relação ao material que utilizei. Agora vamos à pintura.

Ferramentas:

Pincéis de diversos tamanhos (pintar e detalhar).
Pote de plástico
Tintas acrílicas (preto e branco)

É bem simples, no pote você coloca quantias iguais de tinta branca e preta e mistura até que tudo fique na cor cinza como demonstra a imagem abaixo.

Claro que você pode optar por um tom mais claro ou mais escuro se preferir, mas leve em consideração sempre que depois de seca a tinta fica com um tom diferente e que na hora de detalhar a peça você vai dar um tom mais claro com a tinta branca.

Pinte toda a peça sem exagero ao passar a tinta, deve ser uma camada bem fina, que cobre uniformemente doa a peça. Se for necessário de mais de uma demão de tinta na peça. Espere secar. Depois de seca a peça tem essa aparência.

Deixe secar para podermos dar detalhe a peça, para isso usaremos uma técnica chamada de pincel seco (dry brush). Fica meio difícil ensinar essa técnica por texto e fotos, então eu recomendo que entrem no Youtube e procurem por “dry brush” e vocês vão ver vários modelistas ensinando como fazer.

Ferramentas:

Pincel largo
Tinta acrílica branca
Pote de plástico
Papel toalha ou pano seco

O dry brush resumidamente é a ação de passar suavemente a ponta do pincel na tinta branca, depois você tira o excesso da mesma esfregando o pincel no papel toalha e com movimentos ainda mais suaves você “varre” toda a peça até que a tinta do pincel acabe.
Quando isso acontecer repita o processo, cobrindo toda a peça. Depois de terminado, vejam a aparência da peça.

Fotos do Resultado final:

Com o que sobrou deu pra fazer isso:

Novos cenários.:

Esse foi vendido para um amigo aqui da minha rua, bem grande!!

Esse eu fiz pros meus dourados, mas por ainda não ter comprado a proteção de acrílico,
tô na dúvida se realmente vou ficar com ele.

Este eu fiz porquê não tinha nada pra fazer (rsrsrsrs), támbem servem pra vários CM'S!!

Pois é, mais dois cenários para a coleção e um à caminho. Desisti de doar, uma vez que ninguém se interessou por isso. Então estou aguardando
ter tempo e post's suficientes para poder vendê-los aqui a preços bem camaradas!!
Quem estiver interessado em ter algum deles em caráter de doação, entre em contato. Mas só se for para uso do interessado, não para
revenda dentro ou fora do fórum!!
Obrigado a todos que postaram, espero que este post seja fonte de inspiração aos novatos como eu!
Postem seus comentários e dicas, forte abraço!!

Última edição por WagneR em 22.09.11 9:58, editado 11 vez(es)

WagneR

Masculino Áries
Ocupação : Empresário

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR em 15.07.11 20:34

Obrigado pelos posts.

Estou terminando o projeto do cenário definitivo pra colocar na sala, não sei se faço uma caixa de acrílico, ou compro um aquário para isso.

Ex: Cenário dentro da caixa (ou aquário) + iluminação = Cenário rulador!!!

Preciso de mais informações sobre a melhor forma de expor os meus cloth's, mas sempre priorizando a proteção dos mesmos. Até agora a turma vive dentro das caixas. Tenso!!!

Pode ser um aquário ou uma caixa de acrílico com tampa?

Vai proteger bem os cloth's?

Por favor, tirem essa minha dúvida!!

WagneR

Mensagem por AhlexTerry em 15.07.11 21:04

AhlexTerry

http://www.snkbrasil.com.br

Mensagem por WagneR em 19.07.11 9:48

Só pra comentar com os amigos. O cenário que foi feito para este tópico já foi doado a um amigo que também está começando a sua coleção. Ele até queria pagar, mas como é um amigo de infância, decidi doar.

Tô fazendo outro cenário parecido, também com sobras de isopor e isopor de elétrodomesticos. Vou tentar novas cores e novas técnicas que aprendi na internet. Assim que estiver pronto vou postar as fotos nesse tópico. Este próximo vai ser doado para alguém aqui do fórum, quem estiver interessado, responda nesse tópico!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por AhlexTerry em 19.07.11 10:48

Um cenário foda desses de graça???? Pode me colocar na lista, rssrsr!

@Tio Alex escreveu:Tb curti o uso de cimentcola,mas não fica muito pesado? Vejo que vc, assim como eu, tb fica com as mãos coçando pra levar pra casa aqueles pedaços de isopor bom de embalagem de eletrodomésticos abandonados na rua! Razz

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkk... Tô vendo que não sou tão maluco assim... Pelo menos sei que não faço isso sozinho, ahaahuahahua.

AhlexTerry

Masculino Touro
Ocupação : Farmacêutico & Comerciante

http://www.snkbrasil.com.br

Mensagem por WagneR em 19.07.11 11:13

Prazo para inscrições da doação termina assim que eu finalizar o projeto, uma semana no caso.
Interessados respondam a este tópico. A lista dos inscritos para o sorteio vai ficar lá em cima!!
UP!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por seyakido2 em 19.07.11 15:25

muito bom os cenários relçam a beleza dos cloths tornando-os mais reais só que com esse dai parece coisa de estúdio de hollyoowd !!! show!!!
continue com o ótimo trabalho

seyakido2

Masculino Peixes
Ocupação : estudar

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Mensagem por WagneR em 19.07.11 15:57

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por Tanner em 21.07.11 16:03

Aew rapaz, acompanhei a evolução do seu cenário, parabéns !
Uma dúvida, como criou essa textura? Eu misturo as tintas, mas fica parecendo maquete sempre Mad as vezes aparecendo os poros do isopor.

Tanner

Masculino Câncer
Ocupação : Desocupado-n Estudante. rs

Mensagem por roddiretor em 21.07.11 19:29

@Tanner escreveu:Aew rapaz, acompanhei a evolução do seu cenário, parabéns !
Uma dúvida, como criou essa textura? Eu misturo as tintas, mas fica parecendo maquete sempre Mad as vezes aparecendo os poros do isopor.

Oi, amigo.

Nesse caso aí q vc citou, tente utilizar um isopor mais lisinho para os cenários, tipo akeles de bandeija de frios ou caixa de eletrodomésticos.
Você enontra placaS tb, mais lisas, as vezes na mesma loja q comprou essas daí.

roddiretor

Masculino Gémeos
Ocupação : radialista

Mensagem por WagneR em 21.07.11 22:15

ou simplesmente lixar o isopor superficialmente.

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por Britney em 24.07.11 20:59

eu fiz um cenário, baseado no seu tutorial, ficou super legal Wink

Britney

Feminino Gémeos

Mensagem por WagneR em 24.07.11 21:12

Poxa, já tava meio triste com o tópico paradão!!
Você salvou o meu dia!!
Estou a disposição para ajudar com o que puder!!
Forte abraço!!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por alan.rodriguezbarros em 30.07.11 21:50

adorei as idéias!

Estou pensando em fazer um cenário e colocar eles em coisas tipo um aquário de cabeça pra baixo com base de madeira...

ps.: comecei a coleção esse mes agora! então, se alguem tiver idéias boas de como guardar os cloths me mandemmm!
importante proteger eles da poeira e das empregadas!
Very Happy

alan.rodriguezbarros

Masculino Touro

Mensagem por Italohcx em 31.07.11 1:21

exelente tutorial!
qualquer dia vou me aventurar

Italohcx

Masculino Câncer
Ocupação : Estudante,Musico

Mensagem por Havok em 31.07.11 1:32

Ficou com uma aparência de pedra muito legal... vou considerar usar cimento na minha tentativa.

Havok

Masculino Peixes

Mensagem por Britney em 02.08.11 15:33

@WagneR escreveu:Poxa, já tava meio triste com o tópico paradão!!
Você salvou o meu dia!!
Estou a disposição para ajudar com o que puder!!
Forte abraço!!!
Very Happy

Britney

Feminino Gémeos

Mensagem por WagneR em 15.08.11 22:48

Atualizado com imagens de novos cenários!!

Alguém pode me dizer se esse expositor é acrílico ou vidro!!

http://imageshack.us/photo/my-images/138/dsc0275d.jpg/

Tô afim de fazer algo do tipo, os cenários eu já tenho, só falta o
expositor pra proteger mesmo.

Abraço a todos os visitantes!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por afreis2805 em 07.09.11 11:51

Bom dia !!

Cara, passei no seu tópico meio que por acaso e não posso deixar de te dar os parabéns pelo trabalho !!

Tentei fazer os meus cenários a algum tempo mas como meu armário não estava pronto acabei deixando de lado....ACho que agora me empolguei a retomá-los !!

Sobre a redoma da sua pergunta, essa imagem é da coleção fo Felipe Primo e é de vidro. Já a vi pessolamente na expo LE e na casa dele e, se não me engano, ela tem mais ou menos uns 80 X 30 X 30.

afreis2805

Masculino Gémeos
Ocupação : Engenheiro

Mensagem por WagneR em 07.09.11 16:44

Pô, obrigado pelos elogios.

Bom saber que o vidro é uma opção, agora que estou acabando de comprar os Cloth's, tudo deve estar pronto no final do ano.

Tenho uns dois cenários aqui, se estiver interessado é só mandar PM!!

Eu mando pra você e você só paga o sedex!!

Forte abraço!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por zerox em 07.09.11 18:29

Novamente parabens!!! Seus cenarios e tutoriasi perfeitos !! Espeo poder conversar com vc qualque um dia desses!!! abç

zerox

Masculino Sagitário
Ocupação : Quimico , camisetero silkera e doidaorsrs

Mensagem por Mauri em 18.09.11 19:12

Ótimo tutorial to precisando de um cenário pra min xD
vou tentar fazer, bem tenho umas duvidas aqui,

Que tipo de Cola que se usa? 5 colheres de sopa ou aquelas pequenininhas?

O cimento pode ser aqueles de sacos de 50 kg que os pedreiros usam ? kk
tem um construção aqui do lado eu dou um pulinho lá pra pegar o cimento.

E essas 2 tintas acrilicas onde posso encontralas?

Abraço !!!!!!!!!

Mauri

Masculino Virgem

http://[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/832/60748679.jp

Mensagem por albedo em 19.09.11 0:39

opa

Poxa cara que cenario lindo, adorei a textura dele e ate me animei a tentar fazer um, ja coloquei o seu topico nos favoritos para consultar depois.
agora so tenho uma pergunta do que eu mais gostei, como vc fez as colunas e de que material é? e onde posso comprar essa "gramas"

vlw e t+

edit: o que vc usa para espalhar a massa no isopor e que cola é essa que vc usou na massa é cola de isopor mesmo?

vlw +1 vez

albedo

Masculino Virgem
Ocupação : Gerente de Caixa

Mensagem por Ikki_Fenix em 19.09.11 14:30

Não consegui visualizar o tópico, apareceu que só é permitido para usuarios especiais! ¬¬'

Ikki_Fenix

Masculino Capricórnio
Ocupação : Gestor

Mensagem por WagneR em 22.09.11 10:20

Olá,

Como devem ter notado ando bem afastado do fórum. O motivo é que estou desmotivado a fazer novos cenários e me limito a ler mais e postar menos.
Mas sempre que houverem novas postagens aqui, vou entrar e responder a todos, uma vez que, sendo o criador desse tópico, é obrigação minha mantê-lo funcional. E claro, eu devo satisfações a todos aqueles que me dão força pra fazer cenários.

Respondendo as perguntas feitas pelos amigos Mauri, albedo e Ikki_Fenix:

Todos os meus materiais são comprados em lojas de materiais escolares, mas algumas lojas vocês não vão encontrar tintas acrílicas então é questão de procurar mesmo.

Quanto a mistura de cola, água e cimento. Cimento comum pode ser usado, pois do tutorial onde aprendi a técnica, o cara usava cimento comum. Incrivelmente no dia em que começei a fazer, não tinha cimento comum e eu acabei comprando cimenticola mesmo. As quantidades certas de cada material eu não sei, pois eu ia colocando aos poucos e vendo quando chega a uma pasta meio grossinha. Fato é que se usa bem pouca água e bastante cola. Pra aplicar a mistura no cenário eu uso um pincel grosso qualquer.

Quanto ao link postado acima, eu pedi para que o ADM do Fórum fechasse, pois não houve resposta positiva de ninguém.

Recebi mensagens de pessoas interessadas em ficar com alguns dos cenários que já fiz, a essas pessoas eu peço um pouco de paciência, pois estou meio enrolado aqui com trabalho e estudo e agora com a greve dos correios também fica meio difícil ter cabeça pra ver isso agora, mas os cenários estão guardados e a preferência será de vocês.

Ainda estou pensando em retomar a trabalho com cenários ainda este ano.

Fico a disposição para maiores esclarecimentos e mais uma vez obrigado pelos elogios.

Wagner Mourão

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por IRONTROOPER em 24.09.11 23:41

Opa e ai wagner parabéns pelos dios e obrigado pelos tutos!!!!
Pois então fiquei com uma duvia q não sei se podes me dar uma mão em relação a textura um amigo me recomendou a usar areia fina e cola branca....não sei se ja usaste esse metodo ou se realmente o cimento é melhor mesmo (parece ser mais prático)....
Vlw e abração

IRONTROOPER

Masculino Peixes

Mensagem por WagneR em 28.09.11 14:30

Bem, não sei dizer se a areia vai funcionar igual. Usei cimento porque depis de seco não tem ninguém que diga que não pareça pedra. e pq ele adere bem ao isopor junto com a cola.

Só testando!!

Abraço e obrigado pela visita!!

WagneR

Masculino Áries

Mensagem por arcanjo em 08.10.11 9:53

Caraca, ótimo efeito !
Simples e eficiente, parabens !

arcanjo

Masculino Sagitário